OLIMPÍADAS BRASIL 2016 - O POVO BRASILEIRO APROVA ESSE EVENTO

BRASIL - 2016

BRASIL   O Brasil com os novos governantes terá crédito para o seu reerguimento financeiro, com as  tomadas de decisões da gestão ...

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

                              APOSENTADOS  AERUS VARIG


Senado Federal

Secretaria-Geral da Mesa

Secretaria de Taquigrafia
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB – PR. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Srª Presidente, Senadora Ana Amélia, Srs. Senadores, primeiramente, um registro inconformado: o Governo Federal admitiu cumprir decisão do Supremo Tribunal Federal que diz respeito a antecipação de tutela beneficiando os aposentados e pensionistas do Aerus, que vivem um calvário há tantos anos.
Vários Senadores acompanham de perto o sofrimento desses aposentados da Varig, especialmente, e temos, também, os aposentados da Vasp e da Transbrasil, que reivindicam os seus direitos.
A Senadora Ana Amélia tem acompanhado de perto esse drama.
O Supremo, recentemente, concedeu liminar determinando o pagamento desses valores a que fazem jus centenas, milhares de aposentados e pensionistas filiados ao Fundo Aerus.
Pois bem, o Governo deu a entender que cumpriria a decisão do Supremo, que é a suprema Corte. É irrecorrível essa decisão. No entanto, de forma sorrateira, sabe-se agora que a Advocacia Geral da União recorre. Recorre da decisão do Supremo Tribunal Federal, atitude de perversidade, de um Governo que demonstra insensibilidade ...
(...) e maltrata, de forma exagerada, aposentados e pensionistas que, há tanto tempo, aguardam o reconhecimento do trabalho que realizaram durante muitos anos.
Fica o registro, mais uma vez, desta tribuna.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012



APOSENTADOS    AERUS     VARIG       FINAL FELIZ 




Justiça dá ganho a aposentados do Aerus
Vara Federal de Brasília manda União indenizar 10 mil lesados pelo fundo de pensão de companhias aéreas
Advocacia-Geral da União deve recorrer; chega a 92% redução no valor dos planos pagos aos pensionistas
Alessandro Shinoda/Folhapress
O ex-engenheiro de voo Lourival Honorato, que recebe do Aerus 8% do que deveria, e o ex-colega Tarcisio dos Santos
O ex-engenheiro de voo Lourival Honorato, que recebe do Aerus 8% do que deveria, e o ex-colega Tarcisio dos Santos
CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
NÁDIA GUERLENDA
DE BRASÍLIA
A Justiça Federal de Brasília decidiu que a União tem de indenizar o pagamento de contribuições não pagas a cerca de 10 mil aposentados e pensionistas que participam do Aerus, fundo de pensão de companhias aéreas como Varig e Transbrasil.
Eles terão de ser indenizados pelas contribuições que as empresas deixaram de recolher ao fundo; pelas descontadas dos empregados e não repassadas e pelas referentes à chamada terceira fonte de arrecadação. Essa fonte garantiu o repasse de 3% das passagens domésticas vendidas entre 1982, quando nasceu o Aerus, até 1991, quando foi extinta.
A sentença foi dada pelo juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira, da 14ª Vara Federal de Brasília, e atende parte dos pedidos feitos em ação civil pública movida desde 2003 pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) e por outras duas entidades.
A AGU (Advocacia-Geral da União) deve recorrer.
VALOR
O valor das indenizações será calculado por peritos no momento da execução da sentença.
"Cabia à União fiscalizar as atividades das entidades fechadas e ter atuação proativa no sentido de que tais atividades se pusessem em ordem a alcançar os objetivos da entidade de previdência privada", afirma o juiz.
"A União se omitiu no seu poder e no dever de fiscalizar o fundo", afirma Graziella Baggio, diretora do sindicato.
"São anos de ilegalidades e irregularidades. Somente entre 1987 e 2003 foram quase 30 repactuações de dívidas, com aval da União, sem que pagassem o que deviam ao fundo. Foram 21 com a Varig e 8 com a Transbrasil."
As reduções nos planos dos aposentados e pensionistas chegam a 92%. Em média, cada um contribuiu com 10% do salário nominal por mês.
O sindicato vai recorrer dos pontos que foram julgados improcedentes na sentença.
"A ação pede que sejam avaliadas desde apropriações indébitas feitas por Varig e Transbrasil, ao recolherem dos participantes e não repassarem ao Aerus, até a saída de companhias do fundo sem pagar o que deviam", diz. "Cada vez que o fundo entrava em colapso, não pagavam o que deviam e recorriam à SPC (antiga Secretaria de Previdência Complementar) para renegociar as dívidas."
EXTINÇÃO
Um dos principais pontos questionados na ação civil pública é a extinção da terceira fonte de arrecadação. Deveria ocorrer por 30 anos, a partir da criação do Aerus, mas foi extinta por interferência do DAC (Departamento de Aviação Civil) em 1991.
"Apesar de ser um dos pilares do Aerus, a fonte foi extinta sem que se calculasse qual seria o impacto", diz a advogada Carolina Maia, que cuida da ação do SNA.
Em 2006, o sindicato obteve no Tribunal Regional Federal da 1ª Região uma antecipação de tutela (liminar) garantindo que a União assumisse a folha de pagamento dos benefícios do Aerus.
A União recorreu. Mas o STF entendeu que a antecipação de tutela deveria ser cumprida, caso a Justiça em primeiro grau reconhecesse a responsabilidade da União.
"Foi o que ocorreu agora. Assim a União, além de pagar as indenizações, deve assumir, imediatamente, a folha do Aerus, enquanto tramitar o processo. Quando não couber mais recurso e o processo for encerrado, deve-se apurar os valores de indenização para os participantes", diz Lauro Thaddeu Gomes, também advogado da ação.

DORNÉLIO LIMA    APOSENTADO  AERUS  



quarta-feira, 8 de agosto de 2012

  AERUS     VARIG      

  NOSSA VITÓRIA ESTÁ CHEGANDO. O PROCESSO FOI     JULGADO PROCEDENTE, E A    
  UNIÃO TERÁ QUE INDENIZAR TODOS OS APOSENTADOS VARIG / TRANSBRASIL E
  AERUS. OS TRAMITES ESTÃO SENDO FEITO E SE DEUS QUISER LOGO TEREMOS OS
 NOSSOS DIREITOS ASSEGURADOS.



 DORNELIO LIMA  -   EX VARIG    E   APOSENTADO AERUS.

 FORTALEZA, CE   08 DE AGOSTO DE 2012  ***************
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++